O início…

Maíra Viana é escritora, roteirista, compositora e produtora artística. Jornalista de formação e artista por natureza, iniciou sua carreira em meados de 2004 como produtora do grupo O Teatro Mágico. Produziu também o cantor e bailarino Antonio Nóbrega. Trabalhou como editora de livros na Editora DSOP. É autora de cinco obras publicadas – infantis e juvenis – e assina poesias e textos para teatro, vídeo e música.

É carinhosamente chamada pelo público de “a menina das palavras” e reconhecida no meio musical pelas canções que compôs em parceria com seu “maninho” Fernando Anitelli, com destaque para “Pena”, “Cidadão de Papelão”, “Todos Enquantos” e “Da Luta”.

Brinca com as palavras desde os 12 anos de idade. Aos 25, quando saiu de Recife (PE) e foi morar em São Paulo (SP), passou a escrever com mais frequência. Publicava contos e crônicas em seu primeiro blog, “Vergonha dos Pés”, na web. Hoje, seu currículo inclui, além da formação acadêmica em Jornalismo, uma pós-graduação em Formação Literária.

Maíra adjetiva-se feminina, verborrágica e plural. Às vezes “menina das palavras”, às vezes “a mulher que caminha”. Sempre à mercê dos ventos que sopram-lhe as veias, os vasos, as vértebras e alguns vestidos. Uma artista intranquila, performática, irrequieta. Que não pede licença para existir e escreve para não gritar!

O primeiro livro!

Publicou, em 2007, seu primeiro livro, “O Teatro Mágico em Palavras”, por iniciativa do parceiro Fernando e do produtor Gustavo Anitelli. Mais de 10.000 exemplares foram vendidos de maneira independente, com o apoio da Lojinha da banda, coordenada sob a batuta do mestre Odácio Anitelli, que comercializa os livros da autora na internet e também nos shows. A obra fez tanto sucesso que virou uma série literária.

Livro "O Teatro Mágico em Palavras"

2007 – Lançamento de “O Teatro Mágico em Palavras” – mais de 10.000 exemplares vendidos de lá pra cá!

Cada livro da coleção retrata em prosa poética o universo das músicas gravadas em cada disco do grupo. Algumas crônicas que estão nos livros podem ser encontradas no youtube, pois se transformaram em vídeo-contos produzidos por Maíra.

A estreia na literatura infantil!

A estreia na literatura infantil

2009 – Lançamento do livro Menino-Varrido em São Paulo e Recife!

No início de 2009, Maíra foi convidada pela Editora Saraiva a publicar o seu segundo livro, intitulado “Menino-Varrido”ilustrado com o talento e a sensibilidade de Rodrigo Franco. O trabalho teve promoção e lançamento com participação especial de Fernando Anitelli nas lojas da rede Saraiva, em São Paulo-SP e Recife–PE, levando mais de trezentas pessoas a prestigiar cada um dos eventos. A obra pode ser adquirida nos sites da Saraiva e da Livraria Cultura!

A montagem do espetáculo teatral “Sinos Imaginários”

A montagem do espetáculo teatral Sinos Imaginários

2009 – Temporada do espetáculo “Sinos Imaginários” no Teatro Coletivo, em SP!

No segundo semestre de 2009, a peça teatral “Sinos Imaginários, que teve texto, direção e produção de Maíra entrou em cartaz na capital paulista. O espetáculo ficou em cartaz durante quase um ano e teve reconhecimento positivo de crítica e público. No elenco do espetáculo estavam os atores Rober Tosta, Chris Cruz, Bruno Autran e Danielle Guerreiro.

Livro gratuito para internet: “A Menina do Sapato Caramelo”

A Menina do Sapato Caramelo

2011 – A Menina do Sapato Caramelo nas escolas!

Em 2010, lançou nas redes o livro digital, “A Menina do Sapato Caramelo”, concebido na intenção de driblar as dificuldades de entrada no mercado editorial impresso e de colaborar na defesa pelo movimento da internet livre e pelo acesso à cultura. O projeto foi uma parceria com o amigo e ilustrador Ariel Fajtlowicz. A obra, disponibilizada gratuitamente na internet, pode ser “folheada” na web e também baixada, na íntegra, nos formatos Kindle, Sony Reader e Ipad através do Portal Bookess.

Sequência da série “O Teatro Mágico em Palavras” com segundo livro!

A consolidação da série “O Teatro Mágico em Palavras”

2011 – Lançamento de “O Teatro Mágico em Palavras – Volume II”, na Casa Jaya – em São Paulo!

Dando sequência à série “O Teatro Mágico em Palavras”, Maíra lançou o segundo volume do livro em meados de 2011. A noite de autógrafos aconteceu na cidade de São Paulo e reuniu alguns integrantes da trupe que declamaram as crônicas contidas na obra. “A ideia desse segundo livro foi expandir, acrescentar e pensar junto com o que é cantado nas músicas do segundo álbum do TM”, conta a escritora. Com o apoio da lojinha da banda na distribuição dos exemplares, Maíra mantém seu trabalho ativo correndo por fora do mercado editorial e tornando possível e viável a divulgação independente de suas obras.

E nasce “Clariana, A Menina Invisível”…

Clariana, A Menina Invisível

2013 – Lançamento de “Clariana, A Menina Invisível” na Livraria da Villa, SP!

Em maio de 2013, a escritora voltou à cena literária com o lançamento do livro infantil “Clariana, A Menina Invisível”, publicado pela Editora DSOP, com a benção da diretora editorial Simone Paulino e do presidente da empresa, Reinaldo Domingos.

A obra teve destaque em dois eventos, um em São Paulo, na Livraria da Villa, e outro no Rio de Janeiro, no Salão do Livro. Além disso, Maíra esteve representando a Editora DSOP na Feira do Livro Infantil (Bologna Children’s Book Fair), na cidade de Bolonha, Itália, como produtora editorial.

A sinopse do livro revela que, numa noite de tempestade, sozinha em casa, uma menina desaparece. Mas, ela ainda está ali, embora ninguém mais a veja. No entanto, um novo amigo surge em seu caminho e promete ajudá-la: o Menino da casa 11. O texto, casado com as belas ilustrações de Cecília Murgel, tem agradado a crianças, jovens e adultos.


“Dos Pés Ao Léu”, fotografia e poesia se unem numa obra marcante 

Dos Pés Ao Léu é um convite à decolagem do olhar! Andréa Barbour, artista visual e bailarina, desenvolveu uma técnica fotográfica não convencional que prolonga a paisagem e a captura na vertical. Ao se expandir junto à dança os cliques ganharam passo e gesto bailado, feitos em diversos países de sua jornada. Somado a isso, a poesia concreta da escritora Maíra Viana,
que costura uma linguagem precisa com frases cortantes, propõe um mergulho reflexivo e cheio de símbolos a serem reinterpretados a cada fotografia que compõe o repertório da obra!

 

“Venta Muito Por Aqui”, um livro confessional

Lançado em meados de 2016, esse livro é um vendaval literário! Nele, Maíra traz à tona várias passagens de sentimentos, emoções e vivencias, de maneira lúdica e poética, fisgando a atenção de seus leitores. A obra é ilustrada pelo talento singular do artista Luiz Zonzini! Várias imagens de mulheres surreais surgem no decorrer das páginas! A última sessão do livro contempla o Diário de uma Poetisa Bipolar que é uma seleção de textos de diversos diários que a autora teve nos últimos 10 anos e que resolveu publicar.

 

Alô, Produção… 

Produção Cultural

Maíra Viana  na produção de shows e espetáculos diversos!

Maíra trabalha na produção do Teatro Mágico desde 2004. Em 2009, afastou-se do dia a dia no escritório para dedicar-se à montagem de seu próprio espetáculo, Sinos Imaginários. Posteriormente, trabalhou na Brincante Produções onde promoveu shows do compositor e bailarino pernambucano Antonio Nóbrega. E esteve na coordenação de alguns eventos ligados à dança no Instituto Brincante, ao lado da diretora e bailarina Rosane Almeida. Atualmente, Maíra mantém seu trabalho de assessoria executiva em alguns shows do Teatro Mágico e cuida também da produção e concepção de arte do primeiro disco e show da cantora pernambucana Flaira Ferro.

 A Agência do Livro!

A Agência do Livro

O trabalho como editora e a Agência do Livro

Há cerca de dois anos, Maíra Viana coordena também a Agência do Livro, empresa que oferece soluções editoriais para os mais variados projetos ligados à escrita, publicação, comunicação e arte gráfica. A Agência promove ainda oficinas de escrita criativa e consultorias personalizadas de texto para novos autores. A intenção é incentivar o desejo de escrever nas pessoas, sejam: universitários, empresários, blogueiros, aspirantes a escritores e todos os amantes da boa literatura.

Esta é Maíra Viana…

Colocando seus ventos interiores para dançar, antes que o mundo acabe!